Serviços disponíveis na USF
Consulta presencial médica / Enfermagem
Consulta Programada
Destinada a grupos vulneráveis (Saúde Infantil e Juvenil, Planeamento Familiar, Saúde Materna);
De vigilância de problemas de saúde (ex: a utentes com diabetes ou hipertensão);Promoção da saúde e prevenção de doenças (vigilância do adulto saudável, rastreio dos cancros da mama, do intestino e do colo do útero).
Consulta Aberta
Por motivo de doença aguda ou de agudização de doença crónica (pode consultar os motivos nos expositores da USF do Arco)
Consulta no Domicílio
Destinada a utentes com impossibilidade de locomoção.
Serviços de Enfermagem
Tratamentos e injetáveis
Vacinação
Preferencialmente com agendamento prévio com o Enfermeiro de Família. Deverá trazer o boletim de vacinas para ser atualizado. As vacinas que não se encontrem previstas no Programa Nacional de Vacinação só serão administradas mediante prescrição médica válida.
Diagnóstico Precoce (teste do pezinho)
Deve ser realizado com marcação prévia, de preferência com o Enfermeiro de Família, entre o 3º e o 6º dia de vida do recém-nascido.
Consulta médica não presencial
Atendimento telefónico
Cada profissional
dispõe de um horário preferencial destinado ao atendimento telefónico aos
utentes, para esclarecimento de dúvidas sobre a sua saúde, a sua medicação /
tratamentos, ou por uma situação administrativa que necessite de resolver. Deverá ligar para o Secretariado Clínico e, dependendo da disponibilidade do profissional
que pretende contatar, o telefonema será atendido de imediato ou mais tarde.
Tenha
em atenção que a sua chamada telefónica é atendida durante o período de
consultas, tratamentos ou atendimento, pelo que deve ser tão breve quanto
possível na exposição do seu caso.
Não deverá
utilizar o contacto telefónico para questionar se pode levantar receituário
/ credenciais / relatórios pedidos; estes são emitidos e ficam disponíveis para
levantar no secretariado clínico ao fim de 3 dias úteis, ou enviados diretamente por sms / endereço eletrónico (se aplicável).
Atendimento por Correio Eletrónico
Não existirá resposta se enviados diretamente para o médico, enfermeiro ou secretária clínica.
Regras para o uso de email:
- Identifique-se claramente, escreva mensagens curtas e evite enviar vários emails;
- A sua mensagem será avaliada e orientada da forma mais adequada;
- Em caso de doença aguda não deve enviar email, contacte 808 24 24 24 (SNS 24) para orientação. Em caso de urgência ligue 112;
- Pode pedir o receituário crónico, consultar as receitas emitidas, ou agendar consulta através da página ou aplicação SNS 24 - www.sns24.gov.pt;
- O email não é um meio inteiramente seguro pelo que não é possível garantir totalmente a confidencialidade das suas mensagens;
Serviços Administrativos
O Secretariado Clínico tem ao seu dispor os seguintes Serviços:
- Inscrição de novos utentes;
- Atualização dos dados pessoais (da responsabilidade do utente);
- Agendamento de serviços de saúde (enfermagem e médicos);
- Validação administrativa de documentos emitidos;
- Pedido / levantamento de receituário crónico e outros tratamentos;
- Processamento e pagamento de reembolsos;
- Pagamento de taxas moderadoras;
- Entrega de informações sobre:
- Serviços de saúde disponíveis na USF do Arco / Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central;
- Recursos de saúde disponíveis na comunidade, nomeadamente para realização de exames complementares de diagnóstico;
- Procedimentos necessários para agendar consultas hospitalares ou noutras instituições prestadoras de cuidados de saúde.