Serviços disponíveis na USF


Consulta presencial médica / Enfermagem


Consulta Programada

Destinada a grupos vulneráveis (Saúde Infantil e Juvenil, Planeamento Familiar, Saúde Materna);

De vigilância de problemas de saúde (ex: a utentes com diabetes ou hipertensão);

Promoção da saúde e prevenção de doenças (vigilância do adulto saudável, rastreio dos cancros da mama, do intestino e do colo do útero).


Consulta Aberta

Por motivo de doença aguda ou de agudização de doença crónica (pode consultar os motivos nos expositores da USF do Arco)

Consulta no Domicílio

Destinada a utentes com impossibilidade de locomoção.


Serviços de Enfermagem


Tratamentos e injetáveis

Preferencialmente com agendamento prévio com o Enfermeiro de Família. A medicação só será administrada com prescrição médica válida.


Vacinação

Preferencialmente com agendamento prévio com o Enfermeiro de Família. Deverá trazer o boletim de vacinas para ser atualizado. As vacinas que não se encontrem previstas no Programa Nacional de Vacinação só serão administradas mediante prescrição médica válida.


Diagnóstico Precoce (teste do pezinho)

Deve ser realizado com marcação prévia, de preferência com o Enfermeiro de Família, entre o 3º e o 6º dia de vida do recém-nascido.


Consulta médica não presencial

Destina-se à renovação ou continuação de tratamentos que sejam do conhecimento do Médico de Família, como receituário crónico, tratamentos domiciliários com oxigénio / ventilador, ou fisioterapia com informação clínica do médico fisiatra.

O pedido pode ser feito junto do Secretariado Clínico, por correio eletrónico (usf.arco@arslvt.min-saude.pt), ou no Portal do Utente (https://servicos.min-saude.pt), sendo o prazo de entrega de 3 dias úteis (4 dias nos pedidos por email).


Atendimento telefónico

Cada profissional dispõe de um horário preferencial destinado ao atendimento telefónico aos utentes, para esclarecimento de dúvidas sobre a sua saúde, a sua medicação / tratamentos, ou por uma situação administrativa que necessite de resolver. Deverá ligar para o Secretariado Clínico e, dependendo da disponibilidade do profissional que pretende contatar, o telefonema será atendido de imediato ou mais tarde.

Tenha em atenção que a sua chamada telefónica é atendida durante o período de consultas, tratamentos ou atendimento, pelo que deve ser tão breve quanto possível na exposição do seu caso.

Não deverá utilizar o contacto telefónico para questionar se pode levantar receituário / credenciais / relatórios pedidos; estes são emitidos e ficam disponíveis para levantar no secretariado clínico ao fim de 3 dias úteis, ou enviados diretamente por sms / endereço eletrónico (se aplicável).


Atendimento por Correio Eletrónico

Os utentes da USF do Arco devem os emails exclusivamente para o endereço: usf.arco@arslvt.min-saude.pt
Não existirá resposta se enviados diretamente para o médico, enfermeiro ou secretária clínica.


Regras para o uso de email:

- Identifique-se claramente, escreva mensagens curtas e evite enviar vários emails;

- A sua mensagem será avaliada e orientada da forma mais adequada;

- Em caso de doença aguda não deve enviar email, contacte 808 24 24 24 (SNS 24) para orientação. Em caso de urgência ligue 112;

- Pode pedir o receituário crónico, consultar as receitas emitidas, ou agendar consulta através da página ou aplicação SNS 24 - www.sns24.gov.pt;

- O email não é um meio inteiramente seguro pelo que não é possível garantir totalmente a confidencialidade das suas mensagens;

- Só deverá responder diretamente ao profissional se for contactado diretamente pelo mesmo e somente para esse assunto.


Serviços Administrativos

O Secretariado Clínico tem ao seu dispor os seguintes Serviços:

  • Inscrição de novos utentes;
  • Atualização dos dados pessoais (da responsabilidade do utente);
  • Agendamento de serviços de saúde (enfermagem e médicos);
  • Validação administrativa de documentos emitidos;
  • Pedido / levantamento de receituário crónico e outros tratamentos;
  • Processamento e pagamento de reembolsos;
  • Pagamento de taxas moderadoras;
  • Entrega de informações sobre:
  • Serviços de saúde disponíveis na USF do Arco / Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central; 
  • Recursos de saúde disponíveis na comunidade, nomeadamente para realização de exames complementares de diagnóstico; 
  • Procedimentos necessários para agendar consultas hospitalares ou noutras instituições prestadoras de cuidados de saúde.
Unidade de Saúde Familiar do Arco
Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora